Massa de Pizza + opções de sabores

São Paulo tem as melhores pizzarias do mundo, mas nem sempre estamos com disposição de pagar pelo alto preço que elas cobram. Preparar uma massa requer tempo, faz bagunça, mas vale a pena no final comer uma pizza fresquinha feita em casa, e acho que mais que isso: preparar a massa da pizza é uma atividade recreativa, diferente e divertida!

A seguinte receita rende entre 4-6 massas..
Ingredientes:
Farinha de trigo – 1kg
Fermento biológico – 1 saquinho em pó, ou 1 tablete do fresco
Açúcar – 1 colher de sopa
Ovo – 1
Óleo – 40ml
Sal – meia colher de sopa
Água morna – 500ml

Modo de preparo:
1- Em uma bacia misture o fermento e o açúcar. Depois adicione o ovo, óleo, sal e misture.
2- Adicione a água morna e misture. Aos poucos vai adicionando a farinha e misturando. Deixe um pouco de farinha separada para jogar na mesa depois para abrir a massa.
3- Quando começar a ficar pesado misturar com a colher, passe a amassar com as mãos (sovar) até ficar homogênea, com aparência de massa mesmo. Se estiver grudando muito na mão, adicione mais farinha.
4- Faça uma bola com a massa e deixe descansar por uns 5 minutos.
5- Divida em bolinhas menores (4 a 6 dependendo do tamanho que quer a pizza), polvilhe farinha e cubra com um pano de prato úmido. Deixe descansar por 40 minutos.
Obs: as massas não usadas podem ser congeladas para usar outro dia. Só embrulhar em um plástico filme.

6- Hora de abrir a massa: polvilhe farinha na mesa e na massa. Use um rolo ou uma garrafa de vidro, e amasse de dentro para fora formando um círculo. Se quiser pode abrir com as mãos também, mas dá mais trabalho.
7- Coloque a massa na forma e faça furinhos com um garfo para que no momento de assar não faça bolhas. Leve ao forno por 11-14 minutos (dependendo da grossura da pizza e do forno).

8- Recheie a pizza como preferir.
9- Asse a pizza por mais 11-14 minutos.

 

Sabor 1 – Pizza de Palmito:
Ingredientes (na ordem que deve ser montado): Molho de tomate (salpique um pouquinho de sal), rodelas de palmito, milho, queijo muçarela picado, azeitona picada, orégano.

 

 

 

 

Sabor 2 – Pizza de peito de frango ou de peru:
Ingredientes (na ordem que deve ser montado): Molho de tomate (salpique um pouquinho de sal), fatias de peito de frango ou de peru, queijo muçarela picado, rodelas de cebola, orégano.

 

 

 

 

Obs: a massa de pizza eu aprendi a fazer com esse vídeo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *